PROJETO MAIS SAÚDE NO CAMPO SE DESTACA NOVAMENTE NA REGIÃO.
Hoje vamos conhecer uma grata novidade no noroeste do Rio de Janeiro, mais precisamente na cidade de Italva. É o "Mais saúde no campo" é um projeto idealizado pelo prefeito de Italva Léo Pelanca, em parceria com a EMATER RIO e todas as associações rurais daquela localidade.
Pesquisamos em várias localidade rurais e constatamos que de fato, o projeto funciona e dá muito certo para o homem do campo Italvense.
Funciona da seguinte forma. De forma escalonada, os profissionais de saúde, Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Auxiliares de enfermagem, ACS's (Agentes de Saúde) profissionais em análises clínicas e Motoristas se deslocam até a localidade da escala para prestar os serviços básicos de saúde.
O diferencial deste projeto é a triagem ou Saúde preventiva, antes de ser atendido o morador da área passa por todo este processo, e por alí, por exemplo é descoberto uma hipertensão silenciosa, diabetes ou qualquer outro problema de saúde que o usuário do projeto jamais saberia se não houvesse a saúde preventiva.
Temos que destacar a ajuda de sempre do Deputado Estadual Itaperunense Jair Bitencourt para com projetos voltados para a zona rural da região, e com este não seria diferente. O Prefeito de Italva Léo Pelanca e o Secretário Municipal de Saúde Lelei Mendes, também nos informaram que vários municípios da região já estão em conversação para levarem o projeto para suas respectivas cidades.
A Coordenadora do projeto é a enfermeira Gerlane Coelho e as localidades que são assistidas são, Dr Mattos, Marimbondo, Biboca, Guarniery, Sambra, Vila Rica, Formosia, Pão de Ló e Valão da Prata.